A celebração do natal de Jesus Cristo - Primeira Igreja Batista em Camocim-CE

ULTIMAS

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A celebração do natal de Jesus Cristo

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será maravilhoso conselheiro, Deus forte, pai da eternidade, Príncipe da paz. Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.                 Isaias 9:6-7

      O que é e por que celebrar o nascimento de Cristo?


      A festa anual, observada pela maioria das igrejas evangélicas e pela católica, em 25 de dezembro, em memória do nascimento de Cristo.

      A igreja ortodoxa observa-a em 06 de janeiro e a igreja armênia em 16 de janeiro. A primeira vez de celebrar o natal em 25 de dezembro, foi em Roma, no ano 325 A.D. Nós que fazemos parte das Igrejas Batistas celebramos esta data em cultos com dramatização, hinos, textos bíblicos alusivos ao nascimento de Cristo, nosso Redentor e Salvador. Alguns grupos cristãos protestam contra a celebração do natal por conta de que nesta mesma época os pagãos cultuavam ao “deus sol”, portanto uma festa pagã e muita coisa desta festa foi absorvida pelo cristianismo histórico, tais como a árvore de natal, o papai Noel, a troca de presentes, etc. Analisando a história observa-se que as igrejas cristãs se aproveitaram de uma data onde havia uma festa muito popular, mas pagã, de adoração a um deus falso e começaram uma festa de louvor e adoração a Jesus Cristo.

       Entendemos, como crentes batistas, que Jesus deve ser adorado e louvado pelo seu nascimento virginal, pelo seu poder evidenciado nos milagres e maravilhas em seu ministério terreno, por sua morte e ressurreição. Não devemos nos apegar a uma data e rituais ou símbolos, mas à pessoa de Cristo, à sua história enquanto aguardamos a sua vinda firmados na perseverança. Alguns cristãos fundamentalistas ( um movimento que surgiu em algumas igrejas evangélicas tradicionais) que proclamam em seus cultos e doutrinas um retorno aos fundamentos do cristianismo, vêem não só a celebração do natal como em outros costumes, paganismo. Nós defendemos a liberdade de celebrarmos o natal baseados nas Escrituras Sagradas.

       É uma época boa para nos reunirmos em família, adorarmos a Deus com nossos irmãos e celebrarmos o “Maravilhoso conselheiro, Deus Forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz”. É tempo de transformar em poesia as narrativas da chegada de Deus que se fez menino pobre e nasceu em Belém. “O verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade” (Jo. 1:14). Cremos na liberdade de adorar ao Senhor em Espírito e em verdade. Não somos fundamentalistas. Celebramos o natal baseados nas Escrituras. Recomendamos que nossos irmãos se abstenham da escravidão do consumismo, do costume de comprar roupa obrigatoriamente branca para essa data. Se tiver paz em iluminar sua árvore que pense se não está escandalizando algum cristão fraco ou fundamentalista. Procuramos respeitar a todos, tanto os que celebram como os que não celebram o natal. Esperamos a mesma coisa de você. Isso é o que a Bíblia recomenda. Não esqueçamos que Jesus Cristo está glorificado e em breve retornará como Juiz. Aguardamos esse grande dia, andando diariamente como ele andou.

   Feliz natal e um ano cheio da presença de Jesus Cristo em sua vida.

                                                                                 
 Pr. Abraão Secundino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial